Ação investiga grupo que desviava benefícios sociais com ajuda de funcionários de lotéricas; mandados também foram cumpridos em outras cinco cidades do RJ
A Polícia Federal realizou uma operação de combate a fraudes no aplicativo Caixa Tem nesta terça-feira (15), com foco principal nos municípios de Macaé e Rio das Ostras, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão em sete cidades fluminenses.
Além das duas principais localidades investigadas, a ação também ocorreu em Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí.
O esquema criminoso envolvia a cooptação de funcionários da Caixa Econômica Federal e de casas lotéricas, que recebiam propina para facilitar o acesso indevido a contas de beneficiários de programas sociais por meio do aplicativo Caixa Tem. Em Macaé, uma funcionária de uma lotérica foi presa em flagrante por participação direta nas fraudes.
Segundo a investigação, os criminosos desviavam valores do Auxílio Emergencial, FGTS, Seguro-Desemprego e outros benefícios federais, utilizando dados de terceiros de forma ilegal. Cerca de 80 policiais federais participaram da operação, que também resultou na imposição de medidas cautelares a 16 suspeitos.
O grupo agia com a ajuda de informações privilegiadas, explorando brechas no sistema digital para movimentar e sacar valores destinados à população de baixa renda. A PF segue investigando a extensão do prejuízo e outros possíveis envolvidos no esquema.

