Rede Gazeta Brasil promete revolucionar a televisão aberta!
A televisão brasileira ganha um novo capítulo em sua história com o lançamento oficial da Rede Gazeta Brasil, hoje (11 de setembro de 2025), no canal aberto 543. Fruto da união entre a TV Lagos, a TV Gazeta Rio e a Rede SDP TV, dos empresários Marcos Soares e Gilberto Romano, a emissora chega com a proposta de ser moderna, plural e multiplataforma, oferecendo jornalismo com credibilidade, cultura, esportes e entretenimento para toda a família, 24 horas por dia.
A trajetória do Grupo Gazeta de Comunicação
A história da Rede Gazeta Brasil tem início em 1964, na cidade de Niterói (RJ), quando o jornalista Plínio Soares Maia (1931-2012) fundou o Jornal A Gazeta Popular. Localizado no bairro do Fonseca, o jornal logo se tornou referência regional.
Cinco décadas depois, em 2014, o jornalista Marcos Soares assumiu a direção e promoveu uma modernização editorial, simplificando o nome para Gazeta Popular. Em 2017, lançou a TV Gazeta Popular, transmitida a cabo.
O projeto cresceu rapidamente: em 2019, transformou-se em TV Lagos, conquistando audiência no interior do Rio de Janeiro; e em 2023, com a criação da TV Gazeta, expandiu-se para estados como Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A expansão seguiu forte: ainda em 2023, o grupo adquiriu os jornais Tribuna da Tarde e Folha Fluminense. Já em 2025, incorporou títulos tradicionais da imprensa fluminense, como O Estado do Rio e a Gazeta Fluminense, consolidando-se como um dos maiores conglomerados regionais de comunicação do país.
Em fevereiro de 2025, iniciou o processo de integração entre a TV Lagos, a TV Gazeta e a Rede SDP TV do Estado de Sergipe, culminando no nascimento da Rede Gazeta Brasil, oficialmente consolidada em agosto de 2025.
A história da Rede SDP TV
Criada em 4 de fevereiro de 2022, em Aracaju (SE), a Rede SDP TV fez história ao se tornar a primeira emissora oficial de streaming do Nordeste. O nome SDP vem de Som de Papo, marca reconhecida nacional e internacionalmente pelo programa apresentado pelo jornalista Gilberto Romano.
Logo em seu primeiro ano, a emissora realizou coberturas de destaque, como os maiores carnavais do Brasil — em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Aracaju, Recife, Olinda e Brasília.
Com uma grade variedade — incluindo jornalismo, esportes, variedades, filmes, novelas, música e séries —, a SDP TV conquistou espaço no cenário nacional e internacional. Em 2023, recebeu prêmios de Destaque em Streaming na Itália, Espanha, França e Portugal. No ano seguinte, foi eleita a melhor emissora de streaming do Brasil pelo Troféu Tô na Fama.
Rede Gazeta Brasil: muito mais que TV
Com raízes sólidas no impresso, expansão no cabo, inovação no streaming e agora presença em TV Aberta, a Rede Gazeta Brasil nasce multiplataforma e com alcance nacional.
Mais do que a união de três grandes histórias de comunicação, a emissora assume o compromisso de ser a rede que representa o Brasil, com conteúdos que informam, divertem e valorizam a diversidade cultural do país.
Atualmente, com sedes em Aracaju (SE) e Macaé (RJ).
REDE GAZETA é muito mais BRASIL!